Obedecer ou Sacrificar ?
Como podemos saber se uma pessoa é um cristão genuíno ou falso? Há diversos critérios, mas entre os mais importantes está a questão da obediência . A vida cristã é, na verdade, um relacionamento com Deus baseado na confiança e obediência absoluta de nossa parte. A obediência é a maneira principal através da qual manifestamos que realmente estamos levando Deus a serio .
Veja Lc 6.46
O Senhor Jesus tinha muitos seguidores que pretendiam honrá-Lo, chamando-O de “ Senhor”, mas não prestavam qualquer obediência aos seus mandamentos. Devemos ter como firme princípio de nosso cristianismo que a obediência é a única evidência correta de que possuímos a fé salvadora e que o simples confessar com os lábios é mais do que inútil se não for acompanhado de santidade no viver.
Há uma relação inseparável entre obediência e fé. É difícil falar de uma sem incluir a outra. Você cresce espiritualmente quando obedece.
Veja Tg 1.22
Ser cristão sem praticar a palavra é um mal que nunca deixou de prevalecer em todo o cristianismo. É uma praga que destrói a alma e que está constantemente arrastando milhares de pessoas que ouvem oevangelho ao caminho largo da condenação. Aqueles que deixam de praticar a Palavra, que são somente ouvintes, são culpados de uma auto-ilusão perigosa e potencialmente fatal. Se o evangelho, por natureza, contém o poder que salva e a convocação à obediência, aquele que olha para apenas um destes elementos não o abraçou verdadeiramente. É por isso que Tiago pode dizer que aqueles que são somente ouvintes da Palavra estão enganando a si mesmos.
Estas pessoas pensam que tem um relacionamento com Deus, pelo fato de irem a igreja assiduamente, participarem de estudos bíblicos ou lerem a Bíblia. Mas , se aquilo que elas ouvem não for acompanhado pela obediência, sua verdadeira situação diante de Deus será bastante diferente. Calvino disse que a “ obediência é a mãe do verdadeiro conhecimento de Deus” .
Como já referi anteriormente , uma forma pela qual se percebe se uma pessoa é ou não genuinamente cristã é pela medida da obediência. Mas qual é a força motivadora de nossa obediência a Deus ? Que espécie de obediência é essa?
Vamos Ler 1 Jo 2.3-5
Parece claro nessa passagem que a obediência aos mandamentos de Cristo é o teste definitivo de nossa fé. Mas não é uma obediência ligada a pressão ou a força. Não dizemos : “ Bem, eu tenho que obedecer porque se não fizer serei aniquilado por um martelo divino”. Não é nada disso. A verdade é que estamos ansiosos para fazer isso. A guarda habitual, a cada momento, da palavra de Deus num espírito de obediência é sinal do cristão maduro. Quando as pessoas dizem ser cristãs mas vivem como bem entendem, completamente desinteressadas em obedecer os mandamentos de Deus, elas invalidam aquilo que dizem.
Será que existe algo que agrade mais a Deus do que a obediência ?
Leia em 1Sm 15.22
Nesse pronunciamento profético memorável, Samuel declara de modo definitivo a futilidade de tentar depender do sacrifício ritual, quando o que se requer é a obediência. Nenhum cerimonial poderá compensar uma atitude rebelde contra Deus e seus mandamentos, porque a resistência obstinada a Deus exalta a vontade própria e
Coloca-a no lugar de autoridade, que pertence unicamente a Deus. A desobediência obstinada é tão ruim quanto a adivinhação e se equipara a idolatria, pois outro deus, o eu , usurpou o lugar do Senhor. Se o coração de um crente não estiver verdadeiramente arrependido ou se ele não amar ao Senhor de verdade, qualquer sacrifício é um cerimonial vazio. Cerimônias religiosas ou rituais são vazios a menos que sejam apresentados com atitude de amor e obediência. Ser “ religioso” ( ir à igreja, trabalhar em um departamento, fazer doações à assistência social, etc. ) não é suficiente se não agimos com devoção e obediência a Deus. A atividade religiosa em si mesma não tem valor.
Devemos compreender também que uma atitude de total obediência à Palavra de Deus pode implicar em perseguição e sofrimento.
Estude 2 Tm 3.10-14
Encontramos aqui Paulo revelando sua vida inteira de serviço e obediência ao seu Senhor. Uma vida dedicada a causa do Mestre e que envolveu sofrimento e perseguição. A obediência deve sempre ser vista no povo de Deus. Não deve ser apenas um exercício espiritual inicial mas deve prosseguir por toda nossa carreira sem ceder às circunstâncias, nem desmaiar sob provações. Devemos notar que o versículo 12 ensina que nem todos os cristãos serão perseguidos mas apenas aqueles que querem viver piedosamente ( não há piedade sem obediência. ) A piedade é caracterizada por ma atitude voltada a Deus e que faz aquilo que lhe agrada. Viver piedosamente envolve um testemunho agressivo e que provoca impacto. Não se trata de uma piedade fingida ou de uma obediência farisaica. A coerência de nossa vida em Cristo será sempre, necessariamente, resistida pelo mundo. O diabo não precisa preocupar-se com cristãos mundanos, mas fidelidade ao Senhor atrai a hostilidade do inimigo. Piedade em si só não é suficiente, precisa ser “ em Cristo Jesus” . Esteja preparado. As perseguições são o caminho normal do homem piedoso .
O verdadeiro cristão tem o desejo de se submeter a Jesus Cristo mesmo que nem sempre ele consiga cumprir o desejado. Deus lê por trás das meras ações e o aceita.
Nossa obediência é agradável a Deus quando ocorre por amor e não por temor.
Não existe verdadeiro conhecimento de Cristo que não resulte num espírito de obediência graciosa. Se nos declaramos cristãos então devemos ser como Jesus.
Veja 1Jo 2.6
Temos que ser como Jesus. Ele é o modelo de nossa obediência. O versículo não está dizendo que seremos exatamente como Ele, mas que devermos ser como Ele. Devemos conduzir-nos à semelhança de Cristo. Viver como Ele viveu. A obediência nos conduz à mais semelhança, com Cristo. A conformidade do cristão deve ser com o exemplo nEle, a menos que nos comportemos como Ele.
Estude Fp 2.8
Note que esta passagem também fala algo a respeito da obediência de Cristo. Nosso Senhor foi obediente em todas as coisas. Sua vida encarnada foi marcada por obediência e sofrimento até a morte. Em Hb 5.8 lemos : “embora sendo filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”.
Cristo demonstrou sua obediência à vontade do Pai em um processo continuo de tornar a vontade de Deus em sua própria vontade. A exclamação de aceitação do Getsêmani foi a evidencia conclusiva da obediência do filho ao Pai. O seu quinhão foi o quinhão de um escravo. O escravo não tem escolha senão obedecer ao seu senhor. Freqüentemente recebe castigo injusto, e às vezes pode sofrer a pena de morte. Mas como foi Ele obediente? O evangelho de João deixa bem claro essa questão :
Veja Jo 6:38; 8.29; 14.31
Todo seu espírito era de obediência. Ele exibiu seu amor pelo Pai em obediência perfeita à sua vontade.Jesus não operou independentemente de Deus Pai, mas em união com Ele. O propósito de Jesus foi fazer a vontade de Deus, e não satisfazer seus desejos humanos. Ao seguirmos Jesus devemos ter o mesmo propósito. Mesmo que você não perceba, as pessoas estão observando a sua vida o tempo todo. Estão ouvindo o sermão proclamando através de sua vida. Querem ver o fruto de sua semelhança com Cristo. Então não esqueça: você cresce para ser como Cristo enquanto obedece.
Finalmente desejo insistir com você para que creia nos resultados da obediência.
O que praticamos oferece evidencia da nossa fé. A fé produz obediência, e, por meia da vitória , torna-se frutífera. Considere os versículos abaixo:
Veja Ex 19.5; Is 1.19,48.18; Jo 15.10
O Senhor abençoa e protege o seu povo quando enxerga nele lealdade e obediência. Deus nos chama para sermos santos, separados para Ele e para seus propósitos. Deus quer que seu povo seja diferente em natureza e em caráter perante o mundo – diferente na maneira de pensar, agir e viver. Obedeça a Palavra de Deus e demonstre assim que você é propriedade particular dEle. Ele nos promete consolo e paz mas em um contexto de obediência. Esteja pronto a obedecer (Sl 119.60) a Palavra do Senhor. Deus continua a falar somente aqueles que fazem o que Ele diz. Não substitua a palavra de Deus por religião. Lembre-se que a desobediência e a rebelião são como bruxaria aos olhos de Deus. Ouvir a palavra e não praticá-la (obedecer ) é o mesmo que rejeitá-la.
Não tenha medo de oposição, mesmo quando pareça forte e difícil de ser suportada. Esteja seguro de que Deus pode usar até os nossos poucos recursos, quando acompanhados por fé, obediência e disposição de andar em seus caminhos.
Então ...
É melhor obedecer ou sacrificar ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário